segunda-feira, 25 de outubro de 2010

ativ 1ª série Ensino Médio - 2ª Lei de Newton

Nome: ............................................................................................ Nº: ....... 1º: ...... ....../...../2010


Atividade de Física – 2ª Lei de Newton



1) Uma força resultante de 80 N age em um bloco de 50 kg, inicialmente em repouso, durante 10 s.

Determinar:

a) a aceleração do bloco.

b) a velocidade do bloco após os 10 s.



2) Uma força de 20 N é aplicada a um corpo de 10 kg de massa, inicialmente em repouso, durante 15 s. Determine a aceleração do corpo e a velocidade que ele adquire ao fim dos 15 s.



3) Um carro movimenta-se com velocidade de 25 m/s. Num determinado instante, o motorista aciona os freios e o carro pára após percorrer 50 m. Sendo a massa do carro igual a 800 kg, determine a força resultante média no carro provocada pelos freios.



4) Durante quanto tempo uma força de 20 N deve atuar sobre um corpo de massa 5 kg, para aumentar sua velocidade de 8 m/s para 25 m/s?



5) Um automóvel com velocidade 20 m/s é freado quando o motorista vê um obstáculo. O carro é arrastado por 40 m até parar. Sabendo-se que a massa do carro é 1000 kg, qual a intensidade média da força que atuou no automóvel durante a freada?



6) Um corpo de massa 20 kg é acelerado a partir do repouso por uma força de intensidade constante. Após percorrer 200 m, a velocidade do corpo é 30 m/s. Determine a intensidade da força resultante que age sobre o corpo.



7) Qual é, em newton, a intensidade da força de atração gravitacional entre um corpo de massa igual a 5 kg e a Terra, em um local onde o módulo da aceleração gravitacional é 9,8 m/s²?



8) A massa de um astronauta é 100 kg. Determine o peso desse astronauta:

a) na superfície da Terra, onde g = 9,8 m/s²;

b) em órbita, a 1000 km de altitude, onde a g = 7,4 m/s²;

c) na superfície da Lua, onde g = 1,7 m/s².



9) João tem massa igual a 60 kg. Calcule o peso de João:

a) em Belém, onde a aceleração da gravidade é 9,83 m/s²;

b) em Santos, onde a aceleração da gravidade vale 9,8 m/s².



10) Uma mola tem constante elástica igual a 1000 N/m.

a) Que força deve ser aplicada a essa mola para esticá-la 5 cm?

b) Qual é a deformação que essa mola sofre ao ser tracionada por uma força de intensidade 150 N?

Ativ 1ª série Ensino Médio - MUV

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Atividade de Física sobre MUV (revisão)



01. Um carro de corrida tem velocidade de 28 m/s. Em determinado instante, os freios produzem um retardamento de -5 m/s2. Quantos metros o carro percorre até atingir a velocidade de 13 m/s?



02. Um automóvel possui num certo instante, velocidade de 10 m/s. A partir desse instante o motorista imprime ao veículo uma aceleração de 3 m/s2. Qual a velocidade que o automóvel adquire após percorrer 50 m?



03. Um carro de corrida inicialmente em repouso é sujeito a aceleração de 5 m/s2. Determine a distância percorrida pelo carro até atingir a velocidade de 10 m/s.



04. É dado o movimento cujo espaço S, medido na trajetória (em metros) a partir de uma origem, varia em função do tempo conforme: S = 10 - 2 t + t2 ,os instantes t estão medidos em segundos.

a) Determine a posição inicial, a velocidade inicial e a aceleração;

b) Determine a função horária da velocidade em função do tempo;

c) Determine a posição e a velocidade no instante 6s.



05. O gráfico representa a velocidade de um móvel em função do tempo.







Determine:

a) a velocidade inicial.

b) A aceleração.

c) A equação horária da velocidade.

d) O deslocamento em 10 s.



10. O gráfico a seguir representa a velocidade de um móvel em função do tempo, numa trajetória retilínea. Considerando os seus dados, calcule: a) a aceleração do móvel; b) a função horária da velocidade; c) a velocidade no instante 9s; d) o deslocamento nos primeiros 5 s de movimento.

atividade 3ª série Ensino médio - revisão

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Atividade de Física (revisão)



1) Pela seção reta de um condutor de cobre passam 320 coulombs de carga elétrica em 20 segundos. Determine a intensidade de corrente elétrica no condutor.







2) O filamento de uma lâmpada de incandescência é percorrido por uma corrente elétrica de 0,2 A. Sabendo que a lâmpada é mantida acesa durante 30 minutos, determine o valor da carga elétrica que passa pelo filamento durante esse intervalo de tempo.







3) Uma corrente elétrica de intensidade de 5 A percorre um condutor durante 4 minutos, Quantos elétrons atravessam uma seção reta do condutor durante esse tempo, se a carga de um elétron vale – 1,6 . 10 – 19 C?



a) 650 . 10 20          b) 8,9 . 10 21        c) 79 . 10 15          d) 7,5 . 10 21            e) 6,5 . 10 21









4) Um fio de alumínio tem seção reta de área 4 mm² e comprimento 30 m. Sabendo que a resistividade do alumínio é = 2,82 . 10 – 8 . m , calcule a resistência do fio.









5) Um resistor de 20 , percorrido por uma corrente elétrica de 8 A, está submetido a uma ddp, em volts, de:

a) 16              b) 15             c) 160           d) 4              e) 3











6) A tensão nos terminais de um resistor de 100 , percorrido por uma corrente de 0,2 A, é em volts, de:

a) 1000             b) 500         c) 100               d) 20                  e) 2

atividade de revisão 2ª série do ensino médio - Calorimetria

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Atividade de Física sobre Calorimetria (revisão)

01. (MACKENZIE) Um bloco de cobre (c = 0,094 cal/gºC) de 1,2kg é colocado num forno até atingir o equilíbrio térmico. Nessa situação, o bloco recebeu 12 972 cal. Determine a variação da temperatura sofrida, em graus Celsius.

02. (MACKENZIE) Quando misturamos 1000g de água de água (calor específico sensível = 1,0cal/g°C) a 70° com 2000g de água a 10°C, obtemos 3,0kg de água a:

a) 10°C             b) 20°C            c) 30°C          d) 40°C           e) 50°C

03. (UFSM - RS) Um corpo de 400g e calor específico sensível de 0,2cal/g°C, a uma temperatura de 10°C, é colocado em contato térmico com outro corpo de 200g e calor específico sensível de 0,1cal/g°C, a uma temperatura de 60°C. A temperatura final, uma vez estabelecido o equilíbrio térmico entre os dois corpos, será de:

a) 14°C             b) 15°C           c) 20°C           d) 30°C              e) 40°C

04. Uma panela de vidro de 500g é aquecida de 30°C até 100°C. Ela recebe um total de 7000 calorias durante o processo. Determine:

a) O calor específico do vidro; b) A capacidade térmica da panela.

05. Tem-se uma massa de 200g de uma substância, inicialmente a -5°C. Calcule a quantidade total de calor que se deve fornecer para se atingir 90°C Dados: TF: 5°C TV: 80°C

Calor específico na fase sólida: cs = 2 cal/g°C

Calor específico na fase líquida: cl = 0,8cal/g°C

Calor específico na fase gasosa: cv = 1,5cal/g°C

Calor latente de fusão: LF = 10 cal/g

Calor latente de vaporização: LV = 25 cal/g

06. (UNISA-SP) O gráfico representa a temperatura de uma amostra, de massa 100g, de uma substância em função da quantidade de calor por ela absorvida. O calor específico sensível dessa substância, em cal/g°C, é:
a) 0,10        b) 0,20        c) 0,40         d) 0,60            e) 0,80

atividade de revisão 1ª série do Ensino Médio - queda dos corpos

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Atividade de Física (revisão)

1) Uma bolinha de aço é abandonada do alto de um edifício e após 5s, atinge o solo, Despreze a resistência do ar e considere g = 10 m/s². Determine:

a) a altura do edifício.

b) a velocidade com que a bolinha atinge o solo.



2) Um corpo é lançado do solo, verticalmente para cima, com velocidade inicial de 20 m/s. Despreze a resistência do ar e adote g = 10 m/s². Determine:

a) o tempo de subida do corpo.

b) a altura máxima atingida pelo corpo.

c) o tempo de retorno ao solo, após o lançamento.

d) a velocidade ao tocar o solo.



3) Um objeto é solto em queda livre de uma altura de 125 m em relação ao solo. Considere g = 10 m/s² e determine:

a) o tempo de queda do objeto.

b) a velocidade com que o objeto atinge o solo.



4) Um corpo caindo do alto de uma torre chega ao solo com velocidade de 49 m/s. Considere g = 9,8 m/s². Qual é o tempo de queda do corpo e qual é a altura da torre?



5) Um corpo é lançado do solo, verticalmente para cima, e após 8s retorna ao solo. Despreze a resistência do ar e adote g = 10 m/s². Determine:

a) o tempo de subida e o tempo de descida do corpo.

b) a altura máxima atingida pelo corpo.